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Sobre o Ônibus H2

 

Objetivo 

 

O Laboratório de Hidrogênio da Coppe/UFRJ desenvolveu um sistema de tração híbrido com pilha a combustível e banco de baterias para equipar um protótipo de ônibus urbano de 12 metros com chassi do tipo piso-baixo. Este sistema se apresenta como alternativa mais eficiente e ecológica em relação aos sistemas convencionais de tração de ônibus usados atualmente.

 


Funcionamento 

 

O ônibus é equipado com um sistema elétrico de tração que possui três fontes de energia diferentes.
A primeira fonte é a energia proveniente da rede elétrica, que promove o recarregamento do sistema embarcado de armazenamento de energia elétrica do veículo através de conexão com a rede antes de sair da garagem.


A segunda fonte é obtida do sistema de recuperação de energia cinética do ônibus, que é semelhante ao usado nos veículos de Formula 1. A energia do movimento é reaproveitada no momento da desaceleração do veículo e é armazenada em forma de energia elétrica.


A terceira fonte é proveniente do hidrogênio armazenado em cilindros pressurizados a bordo. Pilhas a combustível são responsáveis por transformar a energia química do hidrogênio contido nos cilindros, através de uma eficiente reação eletroquímica com o oxigênio do ar, em energia elétrica, que é armazenada e utilizada a bordo, e vapor d’água, seu único rejeito.


A energia elétrica armazenada é utilizada pelo motor elétrico de tração, que é responsável por movimentar o ônibus, e por todos os outros dispositivos auxiliares existentes no veículo. O resultado é um ônibus mais eficiente energeticamente, com menor nível de ruídos e com emissão zero de poluentes.

 

 

Protótipos

 

O primeiro protótipo foi demonstrado em maio de 2010 no Aterro de Flamengo, Rio de Janeiro e, em seguida, participou da competição de veículos denominada Challenge Bibendum . Ele consistiu de uma versão laboratorial dos novos sistemas desenvolvidos.

 

O segundo protótipo foi demonstrado durante o encontro Rio+20, em junho de 2012. Ele incluiu melhorias importantes nos sistemas de tração e auxiliar, as quais tornaram o veículo mais eficiente no uso de energia.

 

O terceiro protótipo está sendo demonstrado durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, em agosto de 2016. Todos os equipamentos proprietários desenvolvidos para os sistemas de tração e auxiliar forma prototipados em versões pré-comercial.

 

  

Slide1

 

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Onibus Historico2 pt br

 

Protótipos

 

O primeiro protótipo foi demonstrado em maio de 2010 no Aterro de Flamengo, Rio de Janeiro. Ele consistiu de uma versão laboratorial dos novos sistemas desenvolvidos.

 

O segundo protótipo foi demonstrado durante o encontro Rio+20, em junho de 2012. Ele incluiu melhorias importantes nos sistemas de tração e auxiliar, as quais tornaram o veículo mais eficiente no uso de energia.

 

O terceiro protótipo está sendo demonstrado durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, em agosto de 2016. Todos os equipamentos proprietários desenvolvidos para os sistemas de tração e auxiliar forma prototipados em versões pré-comercial.




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